AFILIADAS DAS EMISSORAS: TV Anhanguera

A TV Anhanguera é a segunda emissora de televisão instalada em Goiás, a primeira foi a TV Rádio Clube, atualmente Record Goiás. Foi fundada em 24 de outubro de 1963, data do aniversário de Goiânia por Jaime Câmara e seus irmãos Joaquim Câmara Filho e Vicente Rebouças, no canal 2. Inicialmente a estação se situava na Rua 8, no Centro – atrás do prédio do jornal O Popular, na Avenida Goiás, 345. Seu primeiro programa, A Hora do Ângelus, até hoje é exibido. Diversas atrações faziam parte da programação da emissora, desde programas de auditório à telenovelas, como Drácula e A Família Brodie.

Em 1967 sofreu um incêndio devastador, cujo prejuízo foi de NCr$ 1 bilhão. Contou com ajuda da então TV Goiânia e da TV Paranaense para voltar ao ar, duas semanas depois. Após o incêndio, a emissora se instala num prédio, na Rua 2, e em 1968, com o piorar da situação da Rede Excelsior, passa a transmitir os programas da Rede Globo (desde sua inauguração, a TV Anhanguera ja contava com equipamento de videotape).

A afiliação com a rede carioca é efetivada quando passa a transmitir o Jornal Nacional e passa também a receber os programas da Globo via micro-ondas da Embratel durante a madrugada (somente o JN era ao vivo). Nessa época, a Anhanguera ainda aplicava programas locais, como o República Livre do Cerrado, programa de auditório apresentado pelo Coronel Hipopota (o Chacrinha goiano) até sua morte em 1982 e O Mundo é das Crianças, infantil apresentado por Magda Santos até 1976, além de pequenos noticiários, como o O Popular no 2.

Com a consolidação do padrão global, as atrações locais vão sendo extintas, ficando alguns poucos programas de cunho regional e os telejornalísticos, como o Fatos em Manchete, Jornalismo Eletrônico (padrão antigo da Globo de telejornalismo local), Retrospectiva, Jornal do Campo e os blocos locais do Jornal Hoje e Jornal Nacional, apresentados por Jackson Abrão, José Divino e Paulo Beringhs.

A partir dos anos 80, a TV Anhanguera, já poderosa por ser afiliada à Rede Globo muda de sede, saindo do Centro de Goiânia para a longínqua Serrinha (hoje bairro semi-nobre). Em 1981 surge o Feminina, criado por Célia Câmara, que tratava de temas do universo feminino. Em 1983 são criados os telejornais Bom Dia Goiás, Jornal Anhanguera e um bloco local dentro do Jornal da Globo. Já em 1987 estreiava o Jornal Anhanguera – Edição do Almoço (ou Jornal do Almoço, como ficou conhecido. Atualmente se chama Jornal Anhanguera – 1ª edição).

Em 1993 é relançado o Jornal do Campo, e no ano 2000, a emissora passa a adotar o novo padrão de telejornalismo local das emissoras da Rede Globo, o jornalismo comunitário e reformula as duas edições do Jornal Anhanguera, que ganha novo cenário.

Com a chegada da TV Digital, a TV Anhanguera sai na frente, começando em 4 de agosto de 2008 a transmissão digital de seu sinal, o que demandou altos investimentos em equipamentos e reforma de suas instalações. O cenário foi reestilizado em 1º de janeiro de 2009, seguindo o atual padrão Praça TV.

Assim como a Rede Globo, a TV Anhanguera também sofre críticas de seus adversários, que a acusa de ser tendenciosa e manipulista, e de ter se aproveitado do regime militar para expandir-se. O seu dono, Jaime Câmara (1909-1989) foi deputado federal pelo extinto PDS.

6 comentários em “AFILIADAS DAS EMISSORAS: TV Anhanguera

  1. gostaria de receber o reprise do jornal anhanguera 1ºedição do dia 22/07/2010 será que vcs podem mandar pro meu email!!!!!!!!!!!!!!!!
    gostaria de receber a parte da pecuaria de goiatuba…..
    Grata!!!!!!!!!!!

  2. Bom dia!

    Gostaria que esse imal chegasse aos diretores mais acho dificil. eu gostaria de saber o pouco aproveitamento das apresentadoras Renata Costa e Luzeni Santos no video. pois as duas sao disparadas as melhores apresentadoras da casa!
    Um detalhe! nao conheço nenhuma delas pessoalmente!

    No aguardo
    Marcelo Ricado

  3. Gostaria que vcs mandasses a reprise do jornal em que fala da passagem de comando da 23º Cia E de Cmb Ipameri – Go , no dia 08/12/2010.. Agradeço desde ja..

  4. O que motiva a TV Anhanguera a passar somente coisas que prejudicam o turismo na cidade de Goiás.
    No início do ano por exemplo, a TV Anhanguera fez um sensacionalismo tremendo sobre a suposta enchente, que aconteceu, e nada que nós vilaboenses não estejamos acostumados a ver. Arrazou com o turismo e com o comercio local, e eles não vieram mostrar a cidade depois de arrumada, depois da suposta enchente.
    E agora dia 13/04/2011 novamente, em véspera de feriado eles detonam mais uma vez com a cidade apresentando a dificuldade em se chegar a cidade devido uma ponte que está em obras, no carnaval foi super tranquilo, e nada atrapalhou, então, se vcs não tem simpatia por Goiás não atrapalhe, e não venha mostrar a cidade para o resto do Brasil, como vcs veem .

  5. Comprei a tv digital com conversor integrado e instalei a antena. A primeira semana a TV Anhanguera pegou muito bem, depois nunca mais. A Record e o SBT desde o primeiro dia funcionam. Moro no Jardim Bela Vista, Aparecida de Goiânia. Pela internet percebi que são em vários setores de Aparecida e Goiânia que está acontecendo isso. É uma pena, foi a primeira a transmitir o sinal digital, mas agora está sendo a pior. Acredito que não seja a minha antena, porque como disse, funcionou na primeira semana.

  6. Sou tv anhanguera(globo) a tv record protege os politicos e implica com os menos favorecidos (deito iguais pra todos)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s